Portal do Professor Livre Na Rede

De Wiki do texto Livre

Tabela de conteúdo

Introdução

A proposta do Portal do Professor Livre na rede surgiu após anos de debates do grupo Texto Livre em relação à disponibilização de recursos livres online para os professores brasileiros usarem em atividades didáticas, a fim de promover a cultura livre nessa comunidade. As novas diretrizes para a educação, que motivam e mesmo solicitam aos professores a promoção da inclusão digital entre seus alunos por meio do uso de recurwsos online em atividades didáticas, bem como a integração de professores e membros da Associação de Software Livre.org e do SLEducacional à discussão, deu forma à proposta apresentada em agosto de 2011. Esta página apresenta a versão atualizada do projeto e seu desenvolvimento.

O projeto foi concebido em 2007 e registrado no Sourceforge com o nome ACO Ambiente Colaborativo Online. O projeto do Bot de suporte no chat (Livrinho)está descrito na página correspondente neste wiki.

Princípios, Objetivos e contextualização: ver aqui.

Visão Geral e Simulação

Esta parte da proposta apresenta os aplicativos integrados no portal do Professor Livre na Rede e simula situações de uso.

Ver aqui.

Pessoas

Os integrantes do projeto do Portal do Professor Livre na Rede, que é a interface pública do projeto ACO Ambiente Colaborativo Online, estão organizados em duas equipes:

Equipe de Didática: coordenada por Adelma Araújo e Daniervelin Pereira, é constituída por pesquisadores atuando no campo Educação e Software Livre e professores de diferentes níveis escolares e vínculos institucionais.

Equipe de desenvolvimento: coordenada por Icaro Silva e Ana Cristina Fricke Matte, é constituída por pesquisadores e desenvolvedores de software livre, designers e especialistas em redes Linux.

Ver detalhes das equipes aqui.

Cronograma

Fase de Planejamento: de 15/junho de 2011 a 6 de outubro de 2011

Fase de discussão da proposta, criação da estrutura de trabalho do projeto, levantamento de requisitos do sistema e organização das equipes da fase alfa.

Fase Alfa: de 6/outubro de 2011 a 31 de julho de 2012

Fase de testes de aplicativos e tutoriais convencionais, com criação da rede social e levantamento de dados para os tutoriais interativos inteligentes.

Fase Beta: a partir de 1 de agosto de 2012

Modelagem e implementação do autômato Professor Livre (projeto ACO).


Ver detalhes: aqui.

Versões antigas

  • Versão de agosto de 2011 na íntegra:

http://textolivre.org/wiki/Portal_do_Professor_Livre_Na_Rede_agosto2011

Ferramentas pessoais
Textolivre