Eventos do Texto Livre

O grupo Texto Livre tem trabalhado constantemente com a realização de eventos online, desde 2007. Os 3 eventos que se destacaram e permanecem ativos e conquistando cada vez mais espaços são:

  • EVIDOSOL/CILTEC-online: o Encontro Virtual de Documentação em Software Livre/Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online é um evento voltado à apresentação de pesquisas e trabalhos na área interdisciplinar de linguagem e tecnologia, que abrange linguística, educação, computação, comunicação e muitas outras áreas com interesse em eventos decorrentes do uso de tecnologias livres, bem como do trabalho de desenvolvimento e documentação dessas tecnologias. Autores e públicos vem de toda parte, do Brasil e do exterior, da academia e da sociedade em geral, de organizações oficiais como universidades e de organizações livres como grupos de usuários de software livre, tendo como regras para participação a qualidade do trabalho e a afinidade com a filosofia do software livre e da ciência aberta. É um evento anual e publica os artigos apresentados em Anais.
  • STIS: os Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC foram criados para dar lugar ao estado de arte das pesquisas científicas de áreas ligadas direta ou indiretamente a pesquisas realizadas no Laboratório Semiotec, como forma de apresentar pesquisas de ponta de uma área para pesquisadores de outras áreas, interessados na interdisciplinaridade. São seminários mensais e alguns deles, ainda, promovem a ponte entre a teoria e a prática, trazendo experiências de sucesso para o palco. Uma parte importante das conferências são publicadas posteriormente na Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia.
  • UEADSL: o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre é um evento peculiar no meio dos eventos científicos, pois seu objetivo é didático: trata-se de uma ferramenta para os professores levarem suas turmas da sala de aula para o palco online num evento oficial totalmente voltado ao ensino-aprendizagem de jovens pesquisadores. Os autores são alunos de graduação e pós-graduação e a Comissão Científica é formada pelos professores que os trouxeram. É aberto ao público em geral. É um evento semestral, que busca adequar-se ao calendários das universidades públicas, e publica os trabalhos apresentados em Anais.

 

244total visits,2visits today